Não vou mais prometer postagens... Isto me causou um bloqueio!
Vai ficar faltando uma aula do NE Gourmet (está escrita até a metade) e a nova sessão de receitas – assim que eu tiver tempo!
Poderia ter postados outras coisinhas e não o fiz, querendo seguir a ordem que propus. Estava aflita, passei o domingo me obrigando a terminar a aula e a nova página sem conseguir. Resolvi chutar o pau, quando quiser puder escrevo!
ISTO POSTO, VAMOS AO POST DE HOJE:
A nova gastronomia é investigativa. Utiliza novas técnicas de cozimento, estuda a estrutura molecular dos alimentos. Como se sabe, existem chefs que possuem laboratórios no lugar da cozinha. É uma linha, um ramo da gastronomia. Como tudo, existem Chefs que fazem o movimento inverso; utilizam os equipamentos mais rudimentares. Sudbrack, como citei, é um exemplo. Mesmo assim, o processo de investigação é unânime, tanto na busca de ingredientes quanto nos métodos de preparo. Existem alguns estudiosos, espalhados pelo mundo, em busca da receita perfeita: como fazer uma omelete leve e macia por fora, mas rica e cremosa por dentro? Como conseguir batatas fritas com um interior claro e macio e uma crosta delicada, sequinha? Ou ainda, num estágio mais avançado: Ser capaz de capturar um mexilhão em uma esfera gelificada, com seu próprio suco doce e salgado!
Todas estas novidades soam distantes, inatingíveis, certo? ERRADO! Com fotos em alta resolução, papel a prova d´água, divido em 06 volumes, Dr. Nathan Myhrvold, Chris Young, Maxime Bilet e uma equipe de mais de vinte pessoas, incluindo o renomado fotógrafo americano Ryan Matthew Smith, lançam o Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking.
Os autores e sua equipe, reunidos no The Cooking Lab, têm conseguido novos sabores e texturas usando ferramentas como termocirculadores, homogeneizadores, centrífugas e ingredientes como hidrocolóides, emulsificantes e enzimas. É um trabalho destinado a reinventar a cozinha. No site, eles prometem: do chef profissional para o cozinheiro comum, Modernist Cuisine, é um guia indispensável para quem é apaixonado pela arte e a ciência da cozinha. Pelo que li e entendi, é a tradução/exemplificação, de tudo isso que temos lido e assistido por aí.
Já se pode encomedá-lo por módicos U$ 475,00. Quer me fazer feliz?
Olhe quem já comentou:
"Este livro vai mudar a nossa forma de entender a cozinha." (Ferran Adrià)
"O mais importante livro na culinária desde Escoffier". (Tim Zagat)
"Uma fascinante visão geral das técnicas da gastronomia moderna." (Heston Blumenthal)
"Incrível! Inigualável em sua extensão e profundidade. “(Wylie Dufresne)
"O livro de receitas para acabar com todos os livros de receitas." (David Chang)
Volumes:
Veja onde já saiu:
New York Times Gastronomes Await ‘Modernist Cuisine’
LA Times The extremist: Nathan Myhrvold and ‘Modernist Cuisine’
New York Times After Microsoft, Bringing a High-Tech Eye to Professional Kitchens
Wired Former Microsoft Genius Masters the Culinary Art of Sous-Vide
Xconomy Five Things Nathan Myhrvold Taught Us About Cooking
Investors Digest Nathan Myhrvold’s Got a Brand New Bag
Star Chefs Secrets from Food Scientists
Seattle Food Geek Interview
Seattle Met Interview
3 comentários:
Lídiaaaa!!! Não entendo bulhufas de culinária, mas estou achando o seu blog um sucesso!!! Vai bombar!
Ah, de coisas bonitas eu entendo e gosto... ele está lindo! Beijos...
Quero esse livro! Vou pedir pro amigo oculto. nhá!
singelo o vídeo da pipoca
Postar um comentário