quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RECESSO


Copiei o melhor cartão ever, enviado por Andréa May, lá do http://visioponto.blogspot.com/.
Vou viajar e volto dia 17.01, 
FELIZ NATAL & UM 2011 PERFEITO PARA TODOS NÓS!


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Google das receitas

A gastronomia está em alta. Virou febre, está em todos os assuntos.
Já imaginou um Google de receitas?
Seria assim: colocaríamos os ingredientes que temos ou desejamos cozinhar e, no enter, as receitas apareceriam.

Parece brincadeira, né?
Mas não é não!
Clique aqui e experimente: 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Irritar-se nunca mais!



Tem coisa mais chata que lidar com sache de catchup, caixinha de manteiga e afins? 

Tomara que esta idéia genial, do designer coreano Yeongkeun Jeon, chegue logo por aqui.




terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Veja Comer & Beber - Salvador

Salvador vive uma ebulição gastronômica. Como é meio atrasadinha em relação ao resto do Brasil e do mundo, sinto que as novidades chegam atrapalhadas, aos montes. Tudo bem, assim caminha a humanidade...


Em termos de premiação, guias etc., mesmo constando em outras edições (Guia 4 Rodas, por ex.), o que conta por aqui, o que chega à casa das pessoas é a Revista Veja Comer & Beber. Apesar disso, a edição de Salvador, mesmo sem querer, ainda não trata a Bahia com o critério gastronômico que merece.

Não julgo aqui justiça ou injustiça, mas é evidente que a coisa é meio feita a facão. Nas categorias mais notórias, é questão de opinião, acho correta a votação. Porém, nos itens mais pitorescos, que exigem conhecimento de causa e território, existem falhas !

Para exemplificar, posso citar escolha dos jurados e categorias. No primeiro caso, acho a escolha meio aleatória, sem muito nexo. Traçando um paralelo voto/idade de jurado, isso fica claro. Dá para perceber que em algumas categorias, o jurado pediu ajuda ou votou pelo conhecimento popular.

Por exemplo, como pode o Mercado do Peixe ter ganhado “melhor fim de noite"? Quem freqüenta a noite de salvador sabe muito bem que durante todo o ano ele permaneceu em obra, além de não funcionar mais 24h, como diz o site da revista. E um jurado que julgou o San Sebastian como melhor lugar “Para paquerar”? É notório que o bar é GLS*...

Outro mico é a categoria “Pescados” ficar de fora. Até em Belo Horizonte ela existe! No lugar dela, aparece “Comida baiana”, mas só restaurantes com ‘dendê’ foram votados. E a comidinha do sertão baiano, as regionais? E os restaurantes que servem pescados sem dendê, minha gente?

Observando disparates deste e de anos anteriores, fica a pergunta: por que a Veja não ajustou/mudou? Se fosse em Sum Paulo, onde habitam os editores da Veja, os erros seriam facilmente notados. Dêem uma olhada no site da vejinha de lá. Outra coisa...
Falta contratar profissionais que entendam a gastronomia local. 
Contrata a Linda Bezerra ou EU!  kkkkk


O prêmio aconteceu no mesmo dia do NE Gourmet, não fui. 


Opinem:


























*Antes que alguém apite: me refiro a falta de lógica, para paquerar imagina-se, pelo menos, todo tipo de público.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cozinha Ultra Moderna

Oi gente, 

Não vou mais prometer postagens... Isto me causou um bloqueio! 
Vai ficar faltando uma aula do NE Gourmet (está escrita até a metade) e a nova sessão de receitas – assim que eu tiver tempo! 
Poderia ter postados outras coisinhas e não o fiz, querendo seguir a ordem que propus. Estava aflita, passei o domingo me obrigando a terminar a aula e a nova página sem conseguir. Resolvi chutar o pau, quando quiser puder escrevo! 


ISTO POSTO, VAMOS AO POST DE HOJE:
 

A nova gastronomia é investigativa. Utiliza novas técnicas de cozimento, estuda a estrutura molecular dos alimentos. Como se sabe, existem chefs que possuem laboratórios no lugar da cozinha. É uma linha, um ramo da gastronomia. Como tudo, existem Chefs que fazem o movimento inverso; utilizam os equipamentos mais rudimentares. Sudbrack, como citei, é um exemplo. Mesmo assim, o processo de investigação é unânime, tanto na busca de ingredientes quanto nos métodos de preparo. Existem alguns estudiosos, espalhados pelo mundo, em busca da receita perfeita: como fazer uma omelete leve e macia por fora, mas rica e cremosa por dentro? Como conseguir batatas fritas com um interior claro e macio e uma crosta delicada, sequinha? Ou ainda, num estágio mais avançado: Ser capaz de capturar um mexilhão em uma esfera gelificada, com seu próprio suco doce e salgado! 


Todas estas novidades soam distantes, inatingíveis, certo? ERRADO! Com fotos em alta resolução, papel a prova d´água, divido em 06 volumes, Dr. Nathan Myhrvold, Chris Young, Maxime Bilet e uma equipe de mais de vinte pessoas, incluindo o renomado fotógrafo americano Ryan Matthew Smith, lançam o Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking.



Os autores e sua equipe, reunidos no The Cooking Lab, têm conseguido novos sabores e texturas usando ferramentas como termocirculadores, homogeneizadores, centrífugas e ingredientes como hidrocolóides, emulsificantes e enzimas. É um trabalho destinado a reinventar a cozinha. No site, eles prometem: do chef profissional para o cozinheiro comum, Modernist Cuisine, é um guia indispensável para quem é apaixonado pela arte e a ciência da cozinha. Pelo que li e entendi, é a tradução/exemplificação, de tudo isso que temos lido e assistido por aí.







Já se pode encomedá-lo por módicos U$ 475,00. Quer me fazer feliz?

Olhe quem já comentou:
"Este livro vai mudar a nossa forma de entender a cozinha." (Ferran Adrià)
"O mais importante livro na culinária desde Escoffier". (Tim Zagat)
"Uma fascinante visão geral das técnicas da gastronomia moderna." (Heston Blumenthal)
"Incrível! Inigualável em sua extensão e profundidade. “(Wylie Dufresne)
"O livro de receitas para acabar com todos os livros de receitas." (David Chang)


Volumes:































































Veja onde já saiu:
New York Times Gastronomes Await ‘Modernist Cuisine’
LA Times The extrem­ist: Nathan Myhrvold and ‘Modernist Cuisine’
New York Times After Microsoft, Bringing a High-Tech Eye to Professional Kitchens
Wired Former Microsoft Genius Masters the Culinary Art of Sous-Vide
Xconomy Five Things Nathan Myhrvold Taught Us About Cooking
Investors Digest Nathan Myhrvold’s Got a Brand New Bag
Star Chefs Secrets from Food Scientists
Seattle Met Interview
Grub Street


Dê uma olhadinha no blog deles também, tem vídeos muito interessantes.





Ufa!

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...