Cada vez mais, enxergo que a simplicidade é a alma do negócio.
Assistir às aulas ministradas por Edinho Engel e Simon Lau só reforçaram esta idéia.
É um mineiro boa praça, muito engraçado. Assisti-lo com um dólmã furadinho, faltando um botão – não por desleixo, que fique claro, mas por desencanação – manipulando equipamentos de ponta, ensinando com toda paciência os detalhes do cozimento, na aula inaugural do seu evento, me emocionou.
Ele apresentou duas receitas: Catitu em panela com polenta e quiabos e Paca em pururca.
O catitu não tem muito mistério no preparo, o barato é experimentar a carne.. buena, muy buena!
A paca foi um show a parte. Pra começar, ela é cozida em cocção a vácuo depois, “pururucada” com um aparelho que parece um secador de cabelo. Foi a primeira vez que vi, vou pesquisar e informo aqui depois. Esta máquina vai esquentando a pele de tal maneira, que antes do óleo entrar na jogada, a carne vai pururucando. Demais! A paca é muito saborosa, não tem consistência de carne vermelha, é muito mais macia e clara. Tem consistência diferente, lembra frango, porco. Mas o sabor é de carne vermelha, bastante encorpado. Quanto a parte pururucada, preciso comentar?
...
Simon é dinamarquês, então, tem aquele sotaque todo fofinho. Ele é proprietário do Aquavit, em Brasília, e como Edinho, é colecionador de prêmios. O mais recente foi de Chef do Ano 2011, pelo guia 4 Rodas. (tá?)
A aula dele ensinaria uma Sopa de tartaruga com temperos do cerrado servido com bolinho de tartaruga e pequi.
Ele é especial demais, gente! Nos brindou com guariroba, um palmito típico do cerrado, plantado há seis anos no seu sítio, com uma espécie de uva da Amazônia, cultivada por ele também e com manteiga de pequi e biscoito de polvilho assado aberto, em forma de chapa.
Como foram muitos sabores, vou descrevê-los em partes:
Pequi – Não gostei... Meus ‘colegas’ adoraram.
Manteiga de Pequi – Não gostei... Meus ‘colegas’ adoraram. (2)
Biscoito de polvilho – AMEI! A idéia é genial. É a massa do biscoito, aberta, bem temperada com pimenta e super crocante. Ele serve no couvert do Aquavit com a manteiga.
Guariroba – Ele fatiou fininho e fritou. Os anéis se destacam mais que nos palmitos comuns, são mais macios e alvos. O sabor é SUPER amargo. Harmoniza bem com cerveja. A cada porção ingerida, o amargor vai surgindo e o não-gole de cerveja te faz sofrer.
Aliás, tem um bar e quer vendar muita cerveja? Sirva guariroba como petisco.
Uva da Amazônia – Não experimentei. Ele até pediu sugestões de como usá-la. Perguntado, respondeu que usava in natura e que já tinha experimentado como sorbet. Valeu uma sugestão de caipiroska.
Sopa de tartaruga - Eu amei! Me senti culpada, mas adorei. O caldo é muito saboroso e leve. A aparência é oriental. O bolinho de tartaruga é feito quase como uma almôndega, fica imerso, dançando naquele caldo translúcido e delicioso!
...
Descemos as escadas repetindo o copinho de sopa, tomamos uma tacinha de vinho na expand e fomos para o segundo compromisso da noite.
...
8 comentários:
Muito bom, hein? Babei na pururuca (sou mineira, né?)e também odeio pequi (não sou do norte de Minas). Até o cheiro me enjoa. Quero saber mais...você está cada vez melhor! Gosto do detalhamento e das opiniões sinceras e profissionais. Tô aprendendo com seu blog. Bjo.
Ah...esqueci de dizer que biscoito de polvilho é que nem pão de queijo pra nós. Se não comemos, temos crise de abstinência. kkkkkk
carminha, fico contente! estou fazendo tudo com o maior prazer. fico tão empolgada que tenho que me controlar. hahaha
Descontrole-se!
Adorei tudo. Quera ter experimentado também.
Aproveito e tiro sua dúvida com o equipamento. Olha o link dele:o nome é Soprador Térmico: http://www.skil.com.br/showproducts.aspx?idProduto=36
Já tinha visto em programas de TV e a marca é de Ferramenta.
Beijos, M
Massa, M! Ia dizer que ele atingia 500° mas não tinha certeza. Já tirei essa dúvida tb!
Valeu
Bj
Gostei do pequi, da manteiga de pequi, guariroba(bem amargo mesmo),uva da amozônia (me lembrou um pouco pitomba), da sopa de tartaruga... Obrigada pela oportunidade de aprender algo sobre gastronomia e de provar sabores tão interessantes! Adorei o evento, a companhia, o texto aqui no blog, tudo!
Postar um comentário