domingo, 28 de novembro de 2010

Nordeste Gourmert - Expositores


Tirando os stands de vinho, que são aquela alegria, não achei muita graça na área de exposição do evento. Confesso que não passeei muito, priorizei as aulas. Ainda assim, visitei um por um. As poucas perguntas que fiz, foram respondidas sem muita disposição. Não é exatamente uma crítica, somente uma reflexão: mais entusiasmo geraria mais curiosidade. Enfim... 

Ainda bem que sempre há exceção 

Você sabia que o café servido atualmente no restaurante do Jamie Oliver, em Londres, vem da Chapada Diamantina, mais precisamente em Ibicoara, que é gourmet, orgânico e biodinâmico?

Numa destas andanças, no boxe da Perini, conheci Juleilda. Uma moça super simpática, de nome difícil e fala fácil! Começamos a conversar: contei do blog, ela me ofereceu um café, e por aí fomos. De um jeito bem mansinho (simplicidade sempre!) ela vai me contando que o café vem da chapada, que é orgânico, que já é exportado há algum tempo e que dali a 20 dias, começaria a ser vendido na Perini, dando inicio a distribuição aqui no Brasil. 

O marido dela, Luca, se juntou ao papo, gente fina. Cito que há tempos li a fascinante história do açúcar orgânico Native. Na época, fiquei bastante impressionada com a adaptação que as máquinas sofriam para que seu peso não comprimisse o solo, sobre o laboratório de pragas e outros detalhes que lembrava. Ele me explicou que possuem os mesmos certificados, logo, os mesmos procedimentos. Pra se ter noção, além das condições que citei, a astrologia é levada em consideração. Além de orgânicos, eles são biodinâmicos. Brinquei que eles fizeram o sonho hippie de plantação tornar-se viável!

Brincadeiras à parte, fiquei muito feliz com esta descoberta. Me faz pensar que nem tudo está perdido. Senti orgulho de conhecer este casal de baianos que produzem um produto de tão boa qualidade, ecologicamente correto e, o mais importante, exportam para o mundo!
Pretendo ir visitá-los, ver o processo de perto e postar, quem sabe, aqui para vocês. 

O café chama-se Natura Gourmet, achei muiiito bom. Não sou muito entendedora, tomo sempre com leite. Mas se o Jamie aprovou quem somos nós para duvidar, né?



ESCLARECIMENTOS PERTINENTES:
(do site do Natura Gourmet)
É um café Gourmet! E é um café Orgânico! Mas, o que significa isso?
A classificação “café gourmet” corresponde às características superiores de qualidade do café, produzido apenas partir de grãos da espécie Arábica. São cafés que atingem notas elevadas de doçura, acidez, corpo e aroma.
Já a indicação “café orgânico” refere-se ao café produzido a partir da agricultura orgânica, e fundamenta-se em princípios agro-ecológicos e de conservação de recursos naturais, sem a utilização de fertilizantes químicos ou pesticidas, ou quaisquer outros produtos químicos nocivos á saúde humana ou da fauna local.
Processo biodinâmico e a formação do ORGANISMO AGRÍCOLA
Rudolf Steiner, filósofo austríaco que teceu os conceitos da antroposofia, foi procurado já naquela época por um grupo de agricultores preocupados com os possíveis efeitos nocivos derivados da introdução na agricultura de conceitos de produção em massa originados na revolução industrial.
Ele então pediu um tempo para pensar e conclui um ciclo de importantes palestras sobre a agricultura. Daí surgiu o modelo de agricultura criado em 1924 por Rudolf Steiner. Segundo ele “A Agricultura é o fundamento de toda cultura, e ela tem algo a ver com todos, e com cada ser humano”.
Ou seja: agricultura biodinâmica é a renovação do manejo agrícola, que devolve à agricultura a força criadora perdida durante o processo de industrialização e produção em massa.
A Agricultura Biodinâmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da Natureza, para que eles possam cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual–ética com o solo, com as plantas, com os animais, com o cosmo (sol, lua e planetas) e com os seres humanos.
Na Agricultura Biodinâmica é possível abster-se de tudo que hoje em dia parece ser imprescindível, e não usam adubos nitrogenados minerais, pesticidas sintéticos, herbicidas e hormônios de crescimento etc.
Para isso usam-se adubos orgânicos e preparados biodinâmicos que incrementam e dinamizam a capacidade intrínseca da planta a ser produtora de nutrientes. Estes preparados simultaneamente apóiam a planta a ser transmissor- receptor e acumulador do intercâmbio da Terra com o Cosmo.
Adubar na biodinâmica significa, portanto, aviventar ou vivificar o solo e não apenas fornecer nutrientes para as plantas.
No seu dia-a-dia o agricultor biodinâmico busca a integração de todos os elementos ambientais agrícolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capões arbustivos, mananciais hídricas e várzeas etc. Caso o organismo agrícola se ordene em volta desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e a saúde do solo, das plantas, dos animais, do cosmo e dos seres humanos.
Em mais de cinqüenta países da Terra, a Agricultura Biodinâmica é praticada ao serviço do cultivo do meio ambiente e alimentação saudável do ser humano. No mundo inteiro os produtos biodinâmicos são uniformemente comercializados sob a marca DEMETER. A marca garante uma cultura agrícola baseada em medidas novas nos campos culturais, espirituais, políticos, legais, econômicos e ecológicos.
Para o desenvolvimento da agricultura e da cultura em geral no Brasil, será de maior significação achar personalidades suficientes que tenham a coragem e a força de iniciativa de se colocar ao serviço desta renovação da agricultura. Por tudo isso o Café Natura Gourmet faz parte desta renovação.
Para que não fique dúvida: Todo o produtor biodinâmico é um produtor orgânico, mas nem todo o produtor orgânico é produtor biodinâmico. O produtor biodinâmico acredita da potencia dos preparados biodinâmicos para dinamizar os processos vitais, e respeita fases da lua e estações do ano, respeitando a natureza e a relação entre as pessoas em sua atividade, visando criar um organismo agrícola o mais sustentável possível.

Para saber mais acesse: Biodinâmica.

5 comentários:

Anônimo disse...

Achei seu blog não lembro como, adicionei em meus feeds e não me arrependo! Tô há tanto tempo procurando um bom café pra comprar em Salvador! Só torço pra que esse tenha um preço razoável porque tem um jamaicano na Perini que custa mais de cem reais o pacote.

Lídia disse...

Oi Carol, que alegria ler seu comentário! Torcia para que alguém, fora meus amigos, lesse, gostasse e comentasse! Estou nas núvens!
Qto ao café, tb pensei de cara: deve ser uma fortuna. Eles me garantiram que não. Vamos conferir, né?

Yara Vasku disse...

faz o café e me convida!

Unknown disse...

Adorei. Temos cafés "gourmet" aqui em Minas (afinal, somos a terra do café) e não sabia dessas informações. Vou ser mais exigente, inclusive. Bjos. Keep Walking.

moniquinha disse...

poxa, q máximo! felipão e mainha foram comer em um dos restaurantes do jamie oliver (ou talvez em 2... nem lembro mais), q fica ao lado da casa deles.. acredita???? vou falar do café! acho que eles vão gostar de saber que tem um pedacinho da terra natal pertinho da casa deles.. com cheiro de café da manhã! :)

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...