quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Forma de boteco, ativar!

Já tinha lido sobre uma nova tendência gastronômica francesa: o nascimento de pequenos bistrôs a partir de tradicionais restaurantes.

Numa versão com cardápio enxuto que utiliza ingredientes de primeira, mas preparados de maneira simples, em um ambiente menor, mais aconchegante, com menos funcionários. Uma excelente idéia que cabe em mais bolsos.

Guardando as devidas proporções e transformando em boteco o bistrô francês, me deparei com dois lugares que representam bem esta contemporaneidade em pleno Brasil, Bahia, Salvador, na mesma rua da Barra. Nestes casos, os bares surgem substituindo os restaurantes, mas note como o espírito é o mesmo.
  
LA LUPETTA
 Versão “botequizada” do restaurante italiano La Lupa. Fica numa calçada, na Marques de Leão, com mais 2 bares. Um, já bem conhecido, é o Habeas Copos e o outro, uma galeteria que agora não recordo o nome.

Parece que eles ainda estão se organizando, não aceitam cartões de crédito e trabalham de forma confusa com os outros dois bares. Nesta pegada coletiva, você pode pedir dos três cardápios; seu serviço e conta  será o do bar cuja mesa você sentar. 

O cardápio é focado em antepastos, mas tem também alguns pratos do dia. Achei que o cuidado com a matéria prima reflete bem a idéia de mini restaurante, porém, o cardápio tem muitas opções com pão entre os ingredientes. Atenção também ao ajuste nos temperos e texturas, no mais, é uma boa opção de boteco italiano. Recomendo um rolinho de berinjela: impecável.

Como os bares têm contrato de exclusividade com a Nova Schin, pedimos o máximo de pratos que agüentamos harmonizar com esta ingrata cervejinha e partimos para o


.3 SNACK BAR
O Ponto Três é um barzinho japonês, pequenininho, colado ao Edifício Oceania. Segundo eu soube, o dono, Hisanori Moritaka, foi dono de um dos primeiros restaurantes orientais da Bahia.
Ele tem quatro mesas e uns poucos acentos no balcão. O proprietário comanda as grelhas, a esposa, a cozinha subterrânea e um garçom completa o serviço.

Nesta vibe, surge um menu concentrado em espetinhos e petiscos tradicionais. O prato mais caro é um polvo que custa R$22,00 – super barato. Gostei de tudo que experimentei com exceção do Yakisoba, que é feito com macarrão do tipo instantâneo. Menção honrosa ao Guioza, que foi cozido e tostado de maneira correta e a torta búlgara, que apesar da aparência artificial do creme de leite, estava perfeita!

As cervejas servidas são as de 600ml - Skol e Itaipava - desta vez, o que nos tirou do bar foi a quantidade...


Siga as fotos dos pratos, na sequência de consumo:


      

        







9 comentários:

Hyberson disse...

Já fui ao Ponto Três, irei ao La Lupetta. Valeu!

Yara Vasku disse...

amigaaaaa, amei seu descritivo daquela noite gastronômica maravilhosa! faremos mais vezes!!!!!

Lídia disse...

Valeu, gente!
Que bom yarinha... só falta alguém corrigir meus textos. hehehe

Carol Saleti disse...

Bombou, bombou! Tô louca pra ir nesse japa. O La Lupetta é diliça mesmo. Comi até quase morrer. Bruschetta, pão cozido no molho de tomate com manjericão e camarão, o Inhoque (maravilhoso!) e uma macarrão diferente l. Tudo lindo e delicioso. Beijos, mojita

adriana disse...

Adorei o texto. Apesar de ter chegado tarde no La Lupetta, deu para perceber o cuidado nos pratos. Quanto ao .3 tb gostei, menos do garçon.rsss. Podemos marcar outros lugares?? Que tal manhã no fim da tarde?? Pensei em sugerir o Lambreta.com.

Maria disse...

Vixe...vou ter que conhecer todos! Já estou de dieta. E claro que quero ir na companhia desta expert. Amei a descrição, as fotos e as avaliações...continue.

Anonymous disse...

Adoro a ideia de versões “botequizadas” de restaurantes, comida prática, porém, com a mesma qualidade em um ambiente mais descontraído.


Muito bom o texto e a descrição dos ambientes, deu vontade de ir lá e conferir. Continua aí desbravando e eu serei eternamente grata por sair de "Gilson" para passar a frequentar esses lugares charmosos!

ps- Esse blog engorda.rs As fotos estão bem legais, deu vontade de comer todos os pratos!
Pri

Anonymous disse...

o ponto 3 eh foda
cocica pequenia simpatica ela
vo visitar da proxima vez
bj
potato

Daniel disse...

Guioza, Guioza... só me lembra Liberdade!

:)

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...